Ética profissional e o advogado

                                                           por colaboradora convidada  

Iolanda Fátima Santos

 

Estamos na época das faculdades de direito formarem bons profissionais com conhecimentos das normas legais pautado nos valores morais, éticos e ao mesmo tempo construindo uma sociedade mais justa protegendo os cidadãos que perderão ou precisam proteger os seus direitos.

O advogado  vamos chamá-lo de construtor do Direito tem, antes de qualquer inicialização profissional, o dever de ampliar sua cultura geral, seus conhecimentos jurídicos e relações interpessoais para poder estar habilitado a trabalhar com as leis.

A consultoria, assistência e direção jurídica é uma atividade exclusiva da advocacia rica em princípios de pessoalidade, sigilo profissional e confiabilidade.


O cliente deve estar seguro sobre o que foi falado, sobre o que  informou ao profissional,  sobre o fato, revelado a verdade e o que confidenciou seus segredos.

É assim que vem a Constituição protegendo o direito a ampla Defesa a todos, sem distinção.

Estamos num Estado Democrático de Direito e para que não tenhamos que aceitar algumas situações o Advogado nunca deve considerar sua opinião sobre o caso em estudo,  mas sim promover a defesa técnica para se obter um julgamento justo, zelando pela integridade pessoal e defesa de seu cliente.

Torna-se necessário o advogado estar comprometido de fato com a justiça social além de trabalhar em função da lei.

O sigilo profissional é considerado relevante  na Advocacia, para resguardar o cliente, garantindo a privacidade como uma postura digna de um defensor.

Os honorários serão estipulados através de contrato representando segurança para o cliente e também para o Advogado, com transparência nas negociações esclarecendo os direitos e deveres de cada pólo.

Compete também ao Escritório de Advocacia divulgar seu trabalho de forma moderada e discreta através de placas, cartões, impressos, envelopes, pastas, e cartas informativas.

A responsabilidade do advogado permanece do início ao fim do processo, até fim de todos os recursos.

O advogado deve sempre buscar justiça, igualdade, boa-fé, lealdade, dignidade e respeito à lei. Agindo sempre com bom senso e disciplinando as melhores virtudes humanas.

O Escritório Ligero&Santos está preparado para colaborar de forma digna e satisfativa a todas as demandas que surgirem com respeito aos seus clientes.

  

.

 

Praça  Pedro Lessa, 110 - Andar 19 - Conj. 1924 - Centro - CEP 01031-902 - São Paulo-SP  - Tel.: (11) 3101-0918

© 2011 Elaborado por Lucas Augusto Santos Modesto para Ligero & Santos Advogados  | Todos os direitos reservados